O intestino possui uma grande importância em nosso organismo. Ele tem funções importantíssimas para nossa nutrição e para as defesas do organismo, influenciando diretamente no funcionamento de todo o corpo.
Quando a saúde intestinal não vai bem, o resultado pode afetar diretamente o sistema nervoso central (SNC) que é responsável por receber e processar informações.
Cerca de 70% das células que compõem o sistema imunológico vivem no intestino. Ou
seja, se ele não está saudável, toda a sua saúde fica vulnerável e a pessoa corre sérios riscos de desenvolver outros problemas de saúde.
O nosso intestino é dividido pelo intestino delgado, que é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Embora o intestino delgado represente praticamente ¾ do sistema digestivo, é muito raro o desenvolvimento de um câncer nesse órgão. E também pelo intestino grosso, que é a porção final do sistema digestório, sendo responsável pela formação da massa fecal. As informações são do Instituto Oncoguia.
Para melhorar o funcionamento do intestino, Anna Paula Brito, nutricionista especialista da Qualinova, empresa brasileira voltada a alimentos inteligentes, destaca quatro dicas super importantes: beber muita água, fazer exercícios, evitar álcool e aumentar o consumo de fibras. “É de extrema importância ingerir a quantidade ideal de líquido que seu corpo necessita. Quando uma alimentação pobre em fibras coincide com baixa ingestão de líquido, as fezes ficam secas e endurecidas, tornando a defecação cada vez mais difícil”, comenta.
Já quando o assunto é fibras, a nutricionista relembra que o intestino precisa delas para empurrar os resíduos que ficam nele. “Troque os refinados por alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, leguminosas, frutas e hortaliças”, sugere.
O mamão, frutas vermelhas, abacaxi, gengibre, cereais integrais, azeite e iogurtes são alimentos ricos em fibras e que mantém um bom funcionamento do intestino.
Enfim, para uma melhor qualidade de vida e viver de uma maneira mais saudável, é preciso melhorar a alimentação